Don Formozzini: Os autênticos sabores de Itália chegaram ao Livramento

Os setubalenses conhecem bem o Don Formozzini no Bonfim. Agora podem visitar a pequena Itália da família Formosinho no Mercado do Livramento. 

 

 

A ideia veio de Itália para Setúbal, através de um amigo italiano de Paulo Formosinho, 56 anos, o pai da Don Formozzini. Paulo criou o negócio a pensar nas filhas que, com a ajuda de um chef, deram seguimento ao projeto. “Esse amigo esteve cá há pouco tempo e perguntou como é que conseguíamos fazer uma pizza melhor que a dele”, orgulha-se Paulo ao SETUBAL TO MEET.

O negócio da família Formosinho, setubalense de gema, decidiu inovar com a espacialidade em massas e pizzas em terra de peixe. Quando abriram o primeiro restaurante no Bonfim, em 2017, existiam cerca de 15 pizzarias em Setúbal.

As pizzas distinguem-se pela qualidade dos ingredientes e uma massa fina e estaladiça. “Todos os produtos que utilizamos ou são italianos ou são nacionais de máxima qualidade. Por exemplo, optamos pelo pepperoni e pelo chouriço de porco preto e o queijo é sempre italiano”, explica Paulo.

Um dos destaques da casa é a pizza Bocage feita à medida de José Nobre, ator setubalense e conhecido igualmente por dobrar vozes de personagens infantis. “É uma pizza que gosto muito – tem a carne à bolonhesa, o pimento… Foi feita pelo Zé Nobre, ele sempre que cá vinha construía assim a própria pizza”, conta Paulo.

A qualidade caraterística da marca Don Formozzini tem como palco mais recente o Mercado do Livramento. O espaço aproveita a saída para a rua, na lateral do mercado, para uma esplanada recatada da típica vivacidade do local. O Don Formozzini Mercato está à responsabilidade de Mariana Formosinho, 23 anos.

O cuidado com o empratamento e a louça distinta fazem parte do brilho deste novo espaço. “Os esparguetes e risotos são servidos em pratos pretos e embelezados com os próprios ingredientes. Há uma menina que sempre que lá vai quer comer no ‘prato da princesa’, uma louça em vidro trabalhada. Estes detalhes fazem toda a diferença. Eu gosto de caprichar nisso”, conta Mariana com um sorriso.

A irmã de Mariana, Rafaela Formosinho, 29 anos, é a responsável pela Don Formozzini de Santa Marta, em Corroios, aberta em 2020. Mariana conta que, mesmo em contexto pandémico, todos os espaços cresceram. O take-away e as entregas ao domicílio chegaram a novos clientes. Esta é uma funcionalidade que a Don Formozzini mantém para quem quer levar um pouco de Itália para casa.

O novo espaço no Livramento abriu a 7 de outubro deste ano. Mas não foi o único. “O sete para nós é sempre um número especial: a Mariana nasceu a 7 de março e a minha mãe faz anos no mesmo dia. A pizzaria de Santa Marta abriu a 7 de outubro e a do Mercado também. O meu neto nasceu a 7 de abril… O sete aqui não tem a ver com o CR7”, Paulo conta com um riso.

Posts recentes...

Posts recentes

Restaurantes

Alojamento

Cultura

Atividades

EnglishPortuguese